R. Euridamas Avelino de Barros, 60 - Lavrado, Paracatu - MG, 38602-018

Atenção Congressista!

Devido ao fato das palestras do período vespertino do dia 17/08 (sábado) ocorrerem de 13h30min até às 18h10min e os minicursos do dia 17/08 (sábado) ocorrerem de 13h30 até às 17h:40min, não será possível a inscrição nas duas atividades.

Portanto, ao se inscrever em um dos minicursos será automaticamente impedido de participar das palestras no período supracitado.

ACUPUNTURA SISTÊMICA

A Acupuntura Sistêmica consiste em uma arte milenar da Medicina Tradicional Chinesa que visa harmonizar os desequilíbrios energéticos a partir da inserção de agulhas em pontos estratégicos conhecidos como “meridianos de energia”. Trata-se, dessa forma, de um valioso mecanismo que tem como objetivo a busca pela completa sintonia entre corpo e mente.

APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS 

Presente no cotidiano de qualquer profissional da saúde, a administração de medicamentos tem conduzido diversas condutas terapêuticas. Dada à sua importância e à sua significativa responsabilidade, é de suma relevância atentar-se para a segurança do paciente, certificando se o medicamento, a via, a dose e o horário estão, de fato, corretos para aquela determinada pessoa em questão.

SUPORTE CARDIOVASCULAR AVANÇADO

Originalmente criado pela American Heart Association (AHA), o Suporte Cardiovascular Avançado baseia-se em diretrizes, atualizadas a cada cincos anos, que dispõem de dados sobre como deve ser o processo de reanimação e os outros cuidados cardiovasculares de emergência no meio hospitalar.

MANEJO DE VIA AÉREA AVANÇADA:

Para que haja a ventilação efetiva, ou seja, a chegada de ar até os alvéolos pulmonares, é preciso que o centro respiratório no bulbo esteja íntegro. Dado a esse fato, lesões de tronco encefálico ou distúrbios metabólicos importantes podem comprometer esse mecanismo e culminar, em alguns casos, na Insuficiência Respiratória.

ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL E SUAS COMPLICAÇÕES

Hodiernamente, muito se discute sobre a violência obstétrica, sobre os índices elevados de cesarianas e sobre a apologia ao parto humanizado. Mediante a esse cenário, portanto, é imprescindível que o profissional envolvido na área esteja qualificado para prestar um serviço humanizado de excelência às parturientes.

IMOBILIZAÇÃO DE FRATURAS

É indubitável que o número de acidentes, hodiernamente, tem crescido de maneira alarmante. Como consequência, a eficácia no atendimento ao indivíduo traumatizado e a escolha da técnica adequada de imobilização configuram-se como ferramentas indispensáveis para os profissionais da saúde que atuam nos departamentos de ortopedia e de traumatologia.

MINICURSO COMPAIXÃO E EMPATIA

Nos últimos anos, o conceito de saúde vem ganhando um aspecto mais amplo, não se restringindo apenas à ausência de doença, mas considerando o indivíduo na sua complexidade, sob a ótica da famosa visão holística.

SUTURA

Esperada e aclamada por alguns e, ao mesmo tempo, tão temida por outros, a técnica de sutura, certamente, é um dos grandes marcos na vida do acadêmico do curso de Medicina. O procedimento resulta na aproximação de tecidos seccionados com o intuito de permitir a manutenção da continuidade tecidual, facilitando os processos de cicatrização e de restauração.